terça-feira, 25 de maio de 2010

Alfredo Saramago § 10/05/1938 — 25/05/2008

O prazer do imaginário


Ouvi uma pessoa, com responsabilidades na análise social contemporânea, proclamar com pose eclesial que o mundo moderno apoiado nas avançadas tecnologias já não se compadece do imagi­nário. Não gostei de ouvir. Primeiro por uma razão que sei que é ridícula, mas que não posso evitar: não gosto da palavra compadece. Há bengalas de linguagem que me cansam e, tal como o é assim, ou seja, e algumas outras, o compadece maça-me. Não gostei da forma e menos gostei do conteúdo porque a afirmação é totalmente desprovida de sentido.
Vi em França um filme publicitário que se passava numa cidade futurista onde milhares de soldados com caras de aço despejavam computadores nas praças públicas, queimando-os perante o olhar assustado e revoltado da multidão que assistia. Uma voz grave, em off, dizia: uns quiseram queimar os livros, outros talvez pretendam queimar a Internet.
Este filme publicitário não tem como único objectivo realçar a vantagem de uma assinatura da Internet, tem intenção, também, de despertar o imaginário do telespectador para uma estética de filme de ficção científica, para uma lembrança dos autos-de-fé inquisitoriais e, mais recentemente, para as grandes fogueiras de livros organi­zadas pelos nazis. Tudo isto tendo como pano de fundo uma utopia – a Internet –, fundada na liberdade, na transparência e na troca universal.
Esse filme ensina-nos que o imaginário, normalmente associado à ilusão e à divagação, está no cerne das representações da técnica. Este exemplo também nos deixa despertos para o papel e a omnipresença do imaginário nas sociedades ditas modernas e racionais. As sociedades modernas construíram-se à volta de novas formas de imaginário, fundadas sobre os mitos do Progresso e da aspiração à feli­cidade. Desta forma, as novas tecnologias parecem ter realizado milagres oferecendo-nos, entre outras coisas notáveis, a liberdade – o robot e o computador libertaram-nos de constrangimentos domésticos –, a inteligência – o conhecimento universal através dos sistemas e bases de dados –, a convivialidade – a aldeia global da Internet –, a imortalidade – o audiovisual permite-nos gravar tudo.
As ciências humanas têm-se dado ao trabalho de mostrar o carácter universal do imaginário como modo de apreensão do mundo porque o imaginário, como dizia André Breton, é tudo o que tende vir a ser real. É necessário prestar atenção ao nosso imaginário, ter prazer no fulgor da nossa imaginação e deixar morrer o conceito que associava os mitos, as lendas, as ficções e as utopias a um território, se não fútil, pelo menos relacionado com fantasias e elucubrações. O imaginário está em todo o lado, nos nossos amores, nos nossos alimentos, nas viagens, etc., e faz parte da bagagem cognitiva do homem. Os sonhos têm servido de base a projectos, as ficções podem ser consideradas como referências culturais de uma sociedade, os mitos sociais contribuíram para sedimentar saberes dessa mesma sociedade e as utopias têm constituído alavancas para as modificar e melhorar.
O imaginário é como um museu de imagens, sejam elas passadas, possíveis, já realizadas ou a realizar e pode manifestar-se em todas as ocasiões, seja nos sonhos, nos delírios, nas visões ou mesmo nas alucinações. O homem não pode viver sem imaginário, sem o prazer do imaginário porque ele é, antes de tudo, um antídoto do medo, principalmente do medo da morte porque, felizmente ou infelizmente, o homem é o único animal a ter consciência dela.

Sem comentários: