terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Lançamento do livro «Bichos», de Cruz-Filipe


Quarta-feira, dia 11 de Fevereiro, pelas 19:00 horas no edifício da Mundial Confiança, Largo do Chiado, n.º 8. Na mesa estarão presentes Faria de Oliveira, Cruz-Filipe, Manuel Rosa e João Lobo Antunes, que fará a apresentação do livro.

«Sempre quis ser caçador, mas, incapaz de disparar um tiro, o discreto senhor que está por trás das privatizações em Portugal encontrou na fotografia e na savana africana o meio e o espaço exactos para cumprir o sonho de infância. Sem armas, Ricardo da Cruz-Filipe — presidente da Secção Especializada para Apoio às Privatizações — fixou a liberdade dos animais de cada vez que os fotografou nas quatro viagens a África, entre 1987 e 2005.
Já na infância, quando, aos domingos, o pai lhe perguntava onde queria ir, a resposta era sempre a mesma: o Jardim Zoológico. A obsessão pelos animais nunca passou — e até aumentou após a leitura das aventuras de três caçadores: Teodósio Cabral, Abel Pratas e Henrique Galvão, que, em 1933, publicaram o livro "Da Vida e da Morte dos Bichos". Mais do que as caçadas, o que marcou ali foi "o confronto daqueles homens com a liberdade imensa dos animais".
Pintor com vasta obra exposta em Portugal e no estrangeiro, Cruz-Filipe deu aulas no Instituto Superior Técnico à maior parte dos nossos políticos-engenheiros. Mas é nas telas fotosensíveis, com uma prática única de pintura, que Cruz-Filipe encontra a sua essência. A ligação à fotografia é permanente no seu trabalho e os animais são o grande Outro. Destes, o "Sr. Elefante", como ele diz, é o que mais o marca.
Aos 75 anos, depois dos pedidos dos amigos — que ao longo dos anos, viram as fotografias na sua biblioteca —, Cruz-Filipe vai publicar algumas destas imagens no livro "Os Bichos" (Assírio & Alvim), que terá apenas 500 exemplares à venda. Os 1500 que completam a tiragem serão divididos entre a CGD e o BPI, que financiam o projecto. O lançamento será na próxima quarta-feira em Lisboa e a apresentação caberá ao cirurgião João Lobo Antunes.»

Christiana Martins, in Revista Única 07/02/2009

Sem comentários: