terça-feira, 28 de setembro de 2010

Inauguração de «Isto é Isto» e «Ex-Fotos», de Fernando Lemos



ISTO É ISTO e EX-FOTOS
desenho e fotografia

de Fernando Lemos

Inauguração e lançamento do catálogo
30 de Setembro, às 18h30
Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva

com a presença do artista



E no próximo Domingo dia 3 de Outubro, às 16h, poesia de Fernando Lemos por Jorge Silva Melo: no âmbito da exposição de Fernando Lemos ISTO É ISTO e EX-FOTOS: desenho e fotografia, Jorge Silva Melo lê alguns poemas deste artista que nasceu em Lisboa em 1926 e, em 1953, publicou Teclado Universal, o seu primeiro livro de poesia, nos Cadernos de Poesia (dirigidos por Jorge de Sena que viria a prefaciar, em 1985, a colectânea Cá e ).


Entrando mal dentro de um

quadro, por exemplo, a gente pode cair num abismo alheio que

não foi feito para as nossas quedas.


Fernando Lemos é um artista com um imaginário surrealista. Dele escreveu Haroldo de Campos:


“o fernando lemos”

que “escreve com um pincel

de riscos ferinos

não escreve

fere com seu traço

o papel”.



A exposição que vai inaugurar na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva apresenta trabalhos realizados entre 2005 e 2009, onde pesquisa e experimentação surgem a par e se revelam num singular núcleo de objectos que têm por base a fotografia mas que são na realidade pintura, desenho, outra coisa; e um primoroso álbum de desenho, disciplinadamente construído ao longo de um ano, sem outra obrigação senão a cumplicidade entre amigos artistas. A exposição contrói-se em torno de dois conjuntos de trabalhos que cruzam diferentes aspectos da linguagem visual de Lemos: uma colecção de desenhos, intitulada Isto é Isto e uma série de fotografia intitulada Ex-Fotos.
Isto é Isto é um conjunto de 154 desenhos realizados num caderno de apontamentos de capa dura, de pequeno formato (A5). Os desenhos, a lápis e caneta, foram criados a um ritmo quase diário entre 2007 e 2008, e são, na maioria, legendados com frases que lhes conferem uma carga irónica e humorística. O caderno original é exposto desmontado e disposto em vitrinas verticais transparentes, onde são visíveis os dois lados da folha.
Ex-Fotos é uma série de 20 fotografias feitas a partir de provas fotográficas rejeitadas, imagens de amadores que, no original, seriam banais fotografias de família que ficaram mal iluminadas, mal focadas, mal enquadradas. As provas foram trabalhadas por Fernando Lemos riscando, rasgando e pintando sobre o original e em seguida re-fotografadas digitalmente e impressas no formato 70x100 cm. Esta pesquisa foi iniciada pelo autor em 2005 e tem vindo a crescer como uma experiência de resgate visual do que é rejeitado, num processo que cria novas imagens e procura vestígios de estranheza na relação que se cria entre os restos da imagem original e a nova imagem. A exposição inaugura no dia 30 de Setembro e decorrerá até ao dia 23 de Janeiro de 2011.


EXPOSIÇÃO: 1 OUT 2010 23 JAN 2011
QUA a SEG 10h 18h
Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva
Praça das Amoreiras, 56, Lisboa

Sem comentários: