quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cidade da Guarda dedica ciclo a Manuel António Pina

Sobre este ciclo escreveu com detalhe o jornal A23.ONLINE em notícia que aqui reproduzimos: «É poeta, autor de livros para crianças, colunista e tradutor. Foi jornalista, professor e membro do Conselho de Imprensa. Manuel António Pina, 66 anos, nasceu no Sabugal. A Câmara Municipal da Guarda, o TMG e o CEI juntam-se agora para divulgar a obra de um dos maiores escritores da actualidade. A iniciativa incluirá exposições, seminários, teatro e poesia do autor em diversos espaços da Guarda entre 16 e 22 de Janeiro do próximo ano.
O ciclo tem início a 16 de Janeiro com a peça “O Escaravelho Contador” da Companhia de Teatro de Braga que actua no Pequeno Auditório do TMG, às 16.00h, no âmbito da iniciativa Famílias ao Teatro. «Como uma caixa dentro de uma caixa, dentro de uma caixa, dentro de uma caixa o escritor escreve as histórias que o escaravelho lhe contou e que o encenador transforma em imagens no teatro e de que por sua vez os
actores são os fazedores», explica o texto de apresentação do espectáculo. Trata-se de uma história baseada no livro “História que me contaste tu” de Manuel António Pina. É pois um livro «que se transforma em teatro para os mais novos que por sua vez levarão os mais crescidos a acompanhá-los nestas histórias vivas». A peça é para maiores de quatro anos e tem a encenação e dramaturgia de José Caldas, cenografia e figurinos de José António Cardoso, desenho de luz de Fred Rompante e conta ainda com a interpretação de Carlos Feio, Jaime Soares, Rogério Boane, Solange Sá, Teresa Chaves e Alexandre Sá.
A 18 de Janeiro é inaugurada na Galeria do Paço da Cultura uma exposição da autoria da artista plástica e ilustradora Ilda David’ que reúne as ilustrações do livro “O sábio fechado na sua biblioteca”, da autoria de Manuel António Pina. A exposição tem entrada livre e ficará patente até 27 de Fevereiro.
Sobre o mesmo livro é apresentada uma peça homónima, marcada para o dia 20 no Pequeno Auditório do TMG. A “História do sábio fechado na sua biblioteca” é apresentada pela companhia Pé de Vento em duas sessões. A primeira às 10h00 para o público das escolas e a segunda às 21h30 para o público em geral. A peça conta a história de um Sábio que vivia há muitos anos fechado na sua Biblioteca e sabia tudo. Nada do que existia, e até do que não existia, tinha para ele segredos. Sabia quantas estrelas há no céu e quantos dias tem o mundo, até ao dia que um estrangeiro lhe bate à porta. O espectáculo tem encenação de João Luiz, cenografia de João Calvário e Rui Azevedo, figurinos de Susanne Rösler, música original de Pedro Junqueira Maia, desenho de luz de Rui Damas e interpretação de Rui Spranger e Sara Paz.
Também no dia 20, mas às 18h00, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, está marcada a inauguração da exposição “Manuel António Pina – Palavras, livros, registos, percursos, crónicas, lembranças…”. Trata-se de uma exposição bio-bibliográfica sobre o autor, que mostrará o percurso pessoal e profissional do multifacetado Manuel António Pina. A exposição ficará patente na BMEL até 27 de Fevereiro.
No dia seguinte, 21 de Janeiro, às 09h00 na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço decorre o Seminário Ibérico “Manuel António Pina – Palavras para além das Fronteiras”. A iniciativa estará dividida em três painéis: Poesia, Literatura Infanto-Juvenil e Jornalismo. Para o primeiro painel a organização convidou como oradores António Sáez Delgado da Universidade de Évora, Gabriel de la S. T. Sampol da Universidade das Islas Baleares e Inês Fonseca Santos, jornalista. Para o painel Literatura Infanto-Juvenil estão previstas as intervenções de Perfecto Quadrado da Universidade das Islas Baleares, Sara Reis da Silva da Universidade do Minho e Adelaide Lopes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda. No terceiro e último painel, sobre Jornalismo, intervirão José Carlos Vasconcelos (Jornal de Letras), Luís Miguel Queirós (Público), Viale Moutinho (Diário de Notícias), Fernando Paulouro (Jornal do Fundão) moderados pelo também jornalista da revista Visão Pedro Dias de Almeida. O Seminário Ibérico contará ainda com a conferência inaugural de Arnaldo Saraiva, professor universitário, investigador literário, ensaísta, cronista e poeta e ainda com a conferência de encerramento do ensaísta português Eduardo Lourenço.
Logo após o seminário e ainda na BMEL será apresentado, às 18h00, o prémio literário Manuel António Pina, a atribuir nas áreas da literatura para a infância e da poesia (alternadamente). Será também apresentado o regulamento e as condições de acesso a este galardão que passará a marcar anualmente o panorama cultural da cidade.
Ainda no dia 21, às 21h30, é apresentado no Pequeno Auditório do TMG o recital “Poesia Reunida”. Uma iniciativa que reunirá em palco gente conhecida e também alguns anónimos para recitar poesia da autoria de Manuel António Pina. Todos eles terão o acompanhamento ao piano de Élia Fernandes que assina também a autoria de todas as músicas, criadas propositadamente para cada um dos poemas.
Ainda na área da poesia destacamos a iniciativa “Poemas de Manuel António Pina na Rádio”. Numa colaboração com a Rádio Altitude (90.9 fm), serão divulgados de hora a hora entre as 07h e as 20h, poesia do autor lida por gente dás áreas do teatro e da rádio.
Entre 18 e 22 de Janeiro, será dinamizado pelo Serviço Educativo do TMG uma oficina que tem como destinatários os alunos das escolas do concelho. A oficina incide sobre a Matemática e a Música e consiste numa actividade didáctica com base num jogo de cartas original criado pela artista plástica Brígida Ribeiro, com ilustrações originais. Este jogo, baseado no “Livro da Desmatemática” de Manuel António Pina, tem como objectivo constituir famílias de múltiplos, ao mesmo tempo que as crianças descobrem os textos de Manuel António Pina. Paralelamente e de forma complementar a este jogo, a oficina conta também com uma componente musical que apela a jogos fonéticos que têm por base textos do autor.»

O programa completa pode também ser consultado aqui.

Sem comentários: