domingo, 17 de outubro de 2010

Aves de Portugal

Aves de Portugal — Ornitologia do território continental pretende constituir-se como uma referência incontornável na ornitologia portuguesa. Este trabalho, que é simultaneamente o mais abrangente e o mais exaustivo alguma vez feito sobre a avifauna de Portugal Continental, é o resultado de décadas de experiência de campo dos autores e de uma pesquisa dirigida de mais de 10 anos. Essa pesquisa permitiu recolher informação sobre a ocorrência de mais de 450 espécies de aves. A situação passada e presente de cada uma delas é descrita em pormenor ao longo das 943 páginas que compõem a obra, que é suportada por mais de 1500 referências bibliográficas.
O livro contém ainda uma descrição dos principais habitats do país, bem como uma resenha histórica da ornitologia nacional que apresenta grande quantidade de dados inéditos e que constitui a primeira abordagem global a este assunto alguma vez escrita. Disponibiliza também a primeira compilação exaustiva de aves anilhadas recapturadas em Portugal, com um total de mais de 9000 registos.
Para ilustrar a obra foram elaboradas 50 ilustrações, na sua maioria inéditas, de grande qualidade estética. Foram incluídas também 154 imagens da autoria de diversos fotógrafos portugueses, tendo ainda sido elaborados vários gráficos que permitem sintetizar informação relevante sobre algumas espécies.

Autores: Paulo Catry, Helder Costa, Gonçalo Elias e Rafael Matias
Colecção: Deméter 9 /
Formato: 17 x 24 cm /edição encadernada / 944 páginas
ISBN: 978-972-37-1494-4 / PVP: 38,00


Chegada prevista às livrarias: final da semana de 18-22 de Outubro de 2010.

4 comentários:

João E. Rabaça disse...

Parabéns à Editora por ter abraçado a obra e aos autores que, por direito próprio, conquistaram um lugar indelével na história da Ornitologia nacional.

João E. Rabaça

JT disse...

Parabéns a todos! Procurarei um exemplar assim que puder!

Translation with Colour disse...

É um marco na ornitologia nacional e será sem dúvida uma ferramenta para todos os que se dedicam à observação de aves. Parabéns! Já agora, quantos exemplares tem esta edição?

Anónimo disse...

OS meus parabéns à editora e aos autores por esta obra notável. E faço um pedido à Assírio: que reedite o mais brevemente possível o seu excelente guia de aves.