segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Carlos de Oliveira — 10/08/1921 § 01/07/1981


O CÍRCULO

Caminho em volta desta duna de cal, ou dum sonho mais parecido com ela do que a areia, só para saber se a áspera exortação da terra, o seu revérbero imóvel na brancura, pode reacender-me os olhos quase mortos.
O que eu tenho andado sobre este círculo incessante; e ao centro o pólo magnético ainda por achar, a estrela provavelmente extinta há muito, possivelmente imaginada, conduz-me sem descanso, prende-me como um íman ao seu rigor já cego.

2 comentários:

jorge vicente disse...

maravilhoso!

um grande abraço
jorge vicente

mariahenriques disse...

Carlos de oliveira é para além de um dos maiores da língua portuguesa, um dos meus escritores de sempre.
É sempre bom saborear-lhe a admirável escrita.