terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Xutos & Pontapés — os 30 anos

«A Assírio & Alvim lançou ontem mais um livro na colecção Rei Lagarto, dedicada a grandes figuras musicais. Chama-se Conta-me Histórias e o tema é a vida dos Xutos & Pontapés. Ana Cristina é a sua autora, que se estreia assim na arte de contar histórias, começando por fazer um livro "como um programa de rádio"»

Jorge Dias,
in Público, 16 de Outubro de 1991.

«No dia 13 de Janeiro de 1979 a sala dos Alunos de Apolo estava cheia e enfumarada. Na pista de dança os pares vestidos a rigor pareciam saídos de algum filme dos anos cinquenta, popas, rabos de cavalo, saias rodadas, blusões de cabedal, brilhantina a rodos, sapatos com solas de ceilão, botas de salto espanhol, cai-cais ousados, camisolas de gola alta... Em palco os Faíscas faziam questão de não deixar esvaziar a pista debitando com aprumo os velhos hits de Bill Halley, Eddie Cochran, Elvis Presley, Chuck Berry....
Era a festa comemorativa dos 25 anos do Rock’n’Roll!

Nós tocámos até às seis da manhã... tocámos os oldies todos. Aquilo era um festival de dança! Só parámos para os Xutos tocarem, o que não chegou a dez minutos – o set deles foi muito rápido! (Pedro Ayres de Magalhães)

A surpresa seria a apresentação de uma banda estreante, os Xutos e Pontapés Rock’n’roll Band, que fazia questão em frisar que Rock’n’roll Band era apelido. Já passava das três da manhã quando invadiram o palco como um tornado, debitaram a uma velocidade incrível quatro temas originais e abandonaram o palco sem que muitos dos presentes dessem por eles.»

Ana Cristina Ferrão,
in Conta-me Histórias (Xutos & Pontapés)
Assírio & Alvim, Outubro de 1991 (colecção Rei Lagarto)

Sem comentários: