quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Amadeo de Souza-Cardoso - Catálogo Raisonné

«[...] foi editado em Dezembro de 2007 o primeiro volume deste catálogo, uma Fotobiografia do artista, com vasta informação e documentação inéditas.
Por muito diferenciados que sejam os caminhos e os métodos presentes nos múltiplos modelos de catálogos raisonnés existentes, há um princípio que os une: a ambição de reunir a totalidade da obra de um artista. É este o dado que os distingue e separa de todos os outros tipos de catálogos. Assim como a perspectiva de um olhar analítico sobra cada uma das obras apresentadas.
O objectivo destas publicações é claro. Para além da inventariação e dos níveis de profundidade que se queiram apresentar, é de uma necessidade de legitimação que se trata. O trabalho do historiador exerce-se portanto em dois níveis transversais: o estimulante estudo do trabalho do artista e, articuladamente, a construção e o cruzamento de uma poderosa malha informativa, que permita filtrar e excluir obras falsas (que no caso de Amadeo de Souza-Cardoso começaram a circular com evidência a partir dos anos 70), ou outras que lhe foram indevidamente atribuídas.»
Helena de Freitas, Amadeo de Souza-Cardoso - Pintura [Catálogo Raisonné - Vol. II]

Sem comentários: