quarta-feira, 28 de março de 2012

João Barrento vence Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho 2011


Foi hoje anunciada a atribuição, por unanimidade, do Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho" APE / Vila Nova de Famalicão 2011 a João Barrento, pelo seu magnífico ensaio «O Mundo Está Cheio de Deuses - Crise e Crítica do Contemporâneo». 

«A obra de João Barrento que conquistou a unanimidade do júri é "O Mundo está cheio de Deuses -- Crise e Crítica do Contemporâneo", editada pela Assírio & Alvim, indica uma nota da direção da Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Nesta 3.ª edição do galardão, relativa aos livros publicados em 2011, o júri foi constituído por José Carlos Seabra Pereira, Luísa Mellid-Franco e Margarida Braga Neves.

Este prémio, no valor de 7.500 Euros, com o patrocínio integral da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, já distinguiu autores como Vitor Aguiar e Silva e Manuel Gusmão.

Crítico, ensaísta e tradutor literário de língua alemã, João Barrento nasceu em 1940, em Alter do Chão. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com uma tese sobre a obra do dramaturgo inglês Harold Pinter. De 1965 a 1968 foi leitor de Português na Universidade de Hamburgo e, depois, leitor de língua alemã na Faculdade de Letras de Lisboa. É desde 1986 professor de Literatura Alemã e Comparada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É autor de numerosos artigos e ensaios sobre temas de literatura alemã, portuguesa, inglesa, literatura comparada, teoria da literatura e da tradução, designadamente em revistas da especialidade, como a Colóquio/Letras.

Foi galardoado, entre outros, com o Grande Prémio de Tradução do Pen-Clube e da Associação Portuguesa de Tradutores, o Prémio de Ensaio "Jacinto do Prado Coelho", da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, a Bundesverdienstkreuz (Cruz de Mérito Alemã) e a Medalha Goethe da República Federal da Alemanha. A cerimónia de entrega do Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho" 2011 está marcada para o dia 04 de maio, em Vila Nova de Famalicão.» (Fonte: Agência Lusa)

Ao João Barrento, os parabéns de toda a equipa da Assírio & Alvim.

Sem comentários: