sábado, 27 de fevereiro de 2010

Montesquieu, por Ruy Belo


«As Considerações e as quatro narrativas têm de comum o assunto ou tema que versam: a antiguidade clássica, na parte relativa ao génio romano, predominantemente pragmático. Permitem por vezes, dada a identidade de objecto, apreciar em que medida a diversidade do género — por exemplo, diálogo ou moralidade com objecto histórico — influi no comportamento ou até no carácter das personagens bem como na apresentação dos acontecimentos.»

Ruy Belo

Montesquieu, Considerações sobre as Causas da Grandeza e Decadência dos Romanos

Texto integral, seleccionado, traduzido, apresentado e anotado por Ruy Belo

Ruy Belo - Coisas de Silêncio

Há poetas que sempre foram lidos e amados por um grupo mais ou menos devotado de seguidores. Ruy Belo é um desses poetas de culto que não parou de crescer desde os começos dos anos 60. A sua vida “reabilitou” e engrandeceu o quotidiano. Previu, poeticamente e com o coração, deslocações sociais e mesmo políticas. Procurou que a sensibilidade redimisse as pequenas entorses de um país de gente “com pouco jeito para os negócios”. Talvez por tudo isto, e muito mais, parece finalmente ter chegado a hora grande de Ruy Belo, isto é, do reencontro com o país puro que ele mesmo procurou até ao íntimo de si mesmo. O livro de fotografias e, principalmente, de amor de Duarte Belo inclui belos textos, entre eles o fundamental ensaio do poeta Manuel Gusmão acompanha a exposição bibliográfica de Ruy Belo. Este livro, juntamente com a exposição, constituem dois contributos complementares para melhor conhecer o homem envolto na integridade da sua poesia.
Edição Encadernada ISBN: 972-37-0585-0

Ruy Belo [27 de Fevereiro de 1933 - 8 de Agosto de 1978]

Passeou pelos espelhos dos dias
suas clandestinas alegrias
que mal se reflectiram desertaram
Ruy Belo, Todos os Poemas.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Victor Hugo [26 de Fevereiro de 1802 - 22 de Maio de 1885]

Poeta, dramaturgo e romancista, Victor Hugo é um dos mais importantes escritores franceses do período romântico. Terceiro filho de um major que, mais tarde, se tornaria um general do exército napoleónico, Victor Hugo passou a sua infância entre Paris, Nápoles e Madrid, consoante as viagens do pai.
Em 1921, ano do seu casamento com uma amiga de infância, Adèle Foucher, publicou o seu primeiro livro de poemas, Odes et poésies diverses, com o qual ganhou uma pensão, concedida por Louis XVIII. Um ano mais tarde publicaria o seu primeiro romance, Han s’Islande.
Os seus livros mais conhecidos são Notre-Dame de Paris (1831), O Corcunda de Notre-Dame e Os Miseráveis (1862).
No final da sua vida, Victor Hugo foi político, deixando notáveis ensaios nesta área. Morreu em Paris, em 1885.

Victor Hugo na Assírio & Alvim:
Poemas, Tradução de Manuela Parreira da Silva, Colecção «Gato Maltês», 2002.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Lançamento dos Cartoons 2009 e Caricaturas de Loredano

(clique na imagem para a aumentar)

A Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Assírio & Alvim e o El Corte Inglés têm o prazer de o/a convidar para o lançamento dos livros

CARTOONS DO ANO 2009
LOREDANO · CARICATURAS


Com a presença dos autores
António – Carrilho – Cid – Cristina – Gonçalves – Maia - Loredano

Dia 25 de Fevereiro de 2010, quinta-feira, às 18h30
Restaurante, Piso 7, El Corte Inglés [Lisboa]

Prémio Correntes d'Escritas 2010 para «Myra», de Maria Velho da Costa

Maria Velho da Costa acaba de vencer, com Myra (Assírio & Alvim 2008), o Prémio Literário Correntes d’Escritas/Casino da Póvoa 2010, este ano dedicado à prosa. O júri foi constituído por Carlos Vaz Marques, Dulce Maria Cardoso, Fernando J.B. Martinho, Patrícia Reis, Vergílio Alberto Vieira. Parabéns à autora.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

José Afonso [2 de Agosto de 1929 - 23 de Fevereiro de 1987]

Está disponível nas livrarias uma nova edição, revista e actualizada, da obra de Viriato Teles sobre Zeca Afonso, agora com o título As Voltas de Um Andarilho - Fragmentos da vida e obra de José Afonso. O prefácio é de Sérgio Godinho.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Luis Buñuel [22 de Fevereiro de 1900 - 29 de Julho de 1983]

Realizador e cineasta espanhol, Luis Buñuel nasce em Calanda (Teruel), em 1900.
Vive em Paris até 1929, onde se inscreve na Academia de Cinema e escreve crítica cinematográfica. Escreve, com Jose Bello, Hamlet, a primeira obra surrealista do teatro espanhol, que é levada à cena em Paris. Nunca perderá a sua veia literária e poética.
Os seus primeiros dois filmes são feitos em colaboração com o pintor Salvador Dali: Cão Andaluz, em 1928, e A Idade de Ouro (banido durante 49 anos), em 1930. "Chocante”, “provocadora”, “polémica”, “inovadora” serão termos sempre associados à obra cinematográfica deste realizador, que transformará para sempre a estética cinematográfica.
Casa em 1934 com Jeanne Rucar, em Paris.
Em Madrid, é o responsável pelas dobragens da Warner Brothers. Em 1938 viaja para os Estados Unidos da América, onde trabalha em dobragem para a Warner Brothers, mas em 1946 estabelece-se no México, obtendo a nacionalidade mexicana. Filma Nazarín, com o qual ganha o Prémio Especial do Júri do Festival de Cannes.
As suas raízes assentam no surrealismo. Os seus filmes mais tardios, como O Anjo Exterminador, A Bela do Dia, O Fantasma da Liberdade, Esse Obscuro Objecto de Desejo, entre outros, são reconhecidos publicamente e muitos recebem prémios em festivais de cinema por todo o mundo. Volta a viver em Paris, mas é no México que morre, em 1983.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

«Gato Maltês» - A colecção de livros de bolso Assírio & Alvim desde 1981


«(...) veio-me parar às mãos um livrinho bem bonito, daquela colecção de que gosto tanto, chamada Gato Maltês».

João Bénard da Costa, in Crónicas: Imagens Proféticas e Outras.
(brevemente nas livrarias, juntamente com O Livro Branco, de Jean Cocteau e Bartleby, de Herman Melville, ambos da «Gato Maltês»).

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dia dos Namorados e Carnaval com descontos nas livrarias Assírio & Alvim


(clique na imagem para a aumentar)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

«Cidade do Mais Antigo Nome» - Convite para o lançamento

(clique na imagem para a aumentar)

Prémio Autores SPA/RTP para António Osório


A Luz Fraterna, de António Osório, venceu o Prémio Autores SPA/RTP na categoria de Melhor Livro de Poesia. Parabéns António Osório!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

«Crónicas: Imagens Proféticas e Outras», de João Bénard da Costa


O Centro Nacional de Cultura e a Assírio & Alvim convidam-no(a) para assistir ao lançamento do livro Crónicas: Imagens Proféticas e Outras, de João Bénard da Costa, que terá lugar no Centro Nacional de Cultura, dia 8 de Fevereiro às 19h00. Apresentam o livro Guilherme d'Oliveira Martins e José Tolentino Mendonça.

Centro Nacional de Cultura / Galeria Fernando Pessoa - Largo do Picadeiro, 10, 1.º [porta ao lado do café No Chiado].

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fernando Cabral Martins


Fernando Cabral Martins faz hoje anos [n. 4 de Fevereiro de 1950]. Parabéns.

Recordamos aqui o seu mais recente livro, A Flor Fatal, Assírio & Alvim, Outubro de 2009

Na Grande Lisboa dos finais do século XX, entre aulas de Português numa escola secundária e a experiência da droga na sua forma militante, passando pelas difíceis relações com os outros e pelas escolhas irracionais que habitam todas as vidas, um professor torna-se aluno de uma ciência oculta, o amor, e uma rapariga torna-se mulher.

Um conto surpreendente, de Fernando Cabral Martins, à venda numa livraria perto de si... e hoje, nas nossas livrarias, com condições muito especiais.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ana Cristina Ferrão

Hoje faz anos a Ana Cristina Ferrão. Parabéns!

Uma boa ocasião para voltarmos ao seu livro Conta-me Histórias - Xutos & Pontapés que, em 2009, conheceu nova edição revista e aumentada que poderá encontrar hoje, com um desconto especial de aniversário, nas nossas livrarias da Rua Passos Manuel e do Chiado, em Lisboa. Venha daí.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aniversários

Hoje fariam anos Hugo von Hofmannsthal e Fernando Assis Pacheco, e para celebrar esta data decidimos oferecer 30% de desconto em todos os seus livros, nas livrarias da Assírio & Alvim no Chiado e na Rua Passos Manuel, em Lisboa.

Mas as boas notícias não ficam por aqui, porque de agora em diante celebraremos de modo semelhante todos os aniversários. Mantenha-se atento às notícias da Assírio & Alvim através do blogue, do Twitter e do Facebook, e celebre connosco o aniversário dos seus autores preferidos.