domingo, 31 de maio de 2009

Encontros · Lançamentos · Leituras

Xutos - 3 décadas em debate



Depois de Lisboa (Parque Eduardo VII), o reencontro de Ana Cristina Ferrão, Zé Pedro e Rui Xaruto, agora no Porto (Avenida dos Aliados - Praça Central da Feira), numa iniciativa pensada e moderada por António Costa, comissário da programação cultural da 79ª Feira do Livro. Mais logo, às 17:30 horas: «Xutos - 3 décadas a rock&rollar».

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Feira do Livro do Porto - Livros do Dia



Prosa Publicada em Vida
Fernando Pessoa
Colecção «Obra Essencial de Fernando Pessoa»


Pequeno Livro de Desmatemática
Versos de Manuel António Pina com desenhos de Pedro Proença
Colecção «Assirinha»

Avenida dos Aliados, 27 de Maio a 14 de Junho de 2009 - Pavilhão AI 03

Xutos na Feira do Livro do Porto


«Os Xutos & Pontapés são a grande banda rock portuguesa, andam na estrada há três décadas e acabam de editar novo disco. No início dos anos 90 Ana Cristina Ferrão escreveu um livro sobre a banda, que "inaugurou uma nova era do livro musical no nosso país", como escreveu Manuel Falcão. A celebrar 3 décadas de Xutos surge agora a reedição aumentada de Conta-me Histórias – Xutos & Pontapés, o que faz dele um novo livro. "Xutos: 3 Décadas a Rock&Rollar" contará com a presença de Zé Pedro (sobre quem saiu também uma biografia), Ana Cristina Ferrão e Rui Xaruto, autor de fanzines sobre os Xutos e que prepara uma novela gráfica sobre a banda.»

António Costa [Comissário da programação cultural da 79ª Feira do Livro do Porto]

quinta-feira, 28 de maio de 2009

João Bénard da Costa - 10 filmes da sua e da nossa vida

Um ciclo que começa hoje no Campo Alegre, no Porto, e que recomendamos.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

79ª Feira do Livro do Porto - A Festa do encontro com os leitores começou hoje








A Actualidade da Mística — Lançamentos


Pelas 18h30, na livraria da Assírio & Alvim,

A Actualidade da Mística
A propósito de Cristina Campo, Etty Hillesum e Simone Weil

Com Isabel Allegro de Magalhães e Frei Bento Domingues. Lançamento dos livros Cartas 1941-1943, de Etty Hillesum, e de O Livro de Horas, de Rainer Maria Rilke. Textos lidos por João Grosso; guitarra por Rogério Cardoso Pires.

Assírio & Alvim; Rua Passos Manuel, 67-B, Lisboa.

Feira do Livro do Porto 2009



Começa mais logo no Porto, este ano de novo na Avenida dos Aliados

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Espiritualidades - Feira do Livro

quinta-feira, 21 de maio de 2009

In Memoriam — João Bénard da Costa — 07/02/1935 § 21/05/2009

«Muito lá de casa. Hoje, ouve-se menos essa expressão. Mas, quando era miúdo, diziam-ma muito e muito gosto dela. Eram os tempos e mundos em que toda a gente conhecia toda a gente. Às vezes aparecia um nome novo ou uma cara nova. Mas havia sempre uma tia velha que se demorava num dos apelidos da apresentação. Como quem tirava gavetas da escrivaninha da memória, perguntava logo se, por acaso, o recém-chegado ou recém-namorado não seria neto, sobrinho-neto, sobrinho sem ser neto ou primo de alguém que, por acaso, tinha um apelido completamente diferente. A resposta, levemente espantada, era invariavelmente afirmativa. Seguia-se logo essa admirável expressão: o tal avô, tio-avô, tio ou primo era muito lá de casa doutro avô, doutro tio-avô, doutro tio ou doutro primo, que casa, uma só casa, era (plural, jamais) todas as casas da família. Em cinco minutos, a árvore genealógica do desconhecido era rapidamente reconstituída. Mortos e vivos, quem tinha casado com quem, o que tinham sido em vida ou morte, como tinham vivido, como tinham morrido. Uma data de coisas datadas para uma data de coisas que se começavam a datar.
As variações começavam mais tarde e podiam demorar horas. As mesmas horas que, entretanto, o recém-vindo ganhava a ouvi-las, em sua casa, quando, lá chegado, confirmava a absoluta correspondência dos factos e das datas e verificava que o meu parente nomeado também fora muito lá de casa.
Às vezes, nem tudo se passava tão cronológica e tão ritualmente. Sempre houve quem gostasse de surpresas. Ao ouvir o novo nome, perguntava-se, de chofre, se a tia Madalena estava melhor do coração, ou quando é que o Pedro e a Joana se casavam. Se o inquirido era tímido e, para dizer qualquer coisa, perguntava: "conhece-o?", a resposta vinha com um sorriso condescendente: "Se conheço… O seu tio Henrique era muito lá de casa."
Muito lá de casa eram todos aqueles de quem, lá em casa, havia retratos em imensas gavetas, que foram a primeira das minhas explorações predilectas, a primeira das minhas paixões predilectas. Esgotados os retratos de família, até ao mais remoto primo, havia centenas (não exagero) de fotografias de personagens que, nem que fosse por um dia, tinham sido muito lá de casa. Senhores barbudos, velhas com grandes chapéus, virgens pálidas, jovens olheirentos. Fotografias com dedicatórias retóricas: "Ao Exm.º Senhor F… offereço como prova de estima." Insaciável, eu queria saber os nomes de todos e em toda a casa de que era muito pedia para ver essas gavetas e esses retratos. Se os crescidos não tinham mais que fazer, identificavam-mos para meu deleite e, em dias mais fastos, contavam-me, para cada um ou de cada um, histórias de espantar.
Foi numa dessas casas, de que eu era muito, que, um dia, quando já esgotara todas as gavetas e já sabia de cor e salteado os nomes dos habitantes delas, alguém me passou para a mão um exemplar da Marie Claire. Era um número antigo, provavelmente de 1940, porque me lembro de saber que a revista interrompera a publicação, depois de os alemães entrarem em Paris. E fui parar a duas páginas — que passaram para mim a ser as páginas centrais — em que estavam retratos de 15 actrizes e 15 actores, arrumados, ao alto para as senhoras e ao baixo para os senhores, por ordem das respectivas alturas.
Era um artigo que respondia à curiosidade de quanto mediam as estrelas de Hollywood, e, da esquerda para a direita, os tamanhos iam aumentando. Nunca mais vi essa revista, mas aposto com quem quer que seja que a mais baixa das mulheres (primeira, à esquerda) era Janet Gaynor e que o mais alto dos homens era Gary Cooper (último à direita). Não sou capaz de jurar pelos homens, mas, lapsos ou merecimentos, juro que as 15 stars eram Janet Gaynor, Joan Crawford, Norma Shearer, Deanna Durbin, Jeanette MacDonald, Kay Francis, Myrna Loy, Carole Lombard, Eleanor Powell, Hedy Lamarr, Ginger Rogers, Greta Garbo, Margaret Sullavan, Merle Oberon e Bette Davis, certamente não por esta ordem.
Entre os homens, estavam, de certeza, Gary Cooper, James Stewart, Clark Gable, Fred Astaire, Bing Crosby, Spencer Tracy, Errol Flynn, John Garfield, Nelson Eddy, Tyrone Power, Robert Taylor, William Powell, Robert Montgomery. Estavam mais dois, mas com vergonha o confesso, não me lembro quais.
Nunca tinha ouvido nenhum desses nomes — ou só um ou outro — e foram as primeiras vedetas que assim, só de retrato, passaram a ser muito cá de casa. Também quis saber as histórias de todos, mas, apesar de haver cinéfilas na família, fui muito pior sucedido do que com aquele belo capitão da Marinha que morrera ao largo da Índia e tivera o corpo lançado ao mar ou do que com aquele médico que salvara o meu tio de morrer aos 18 anos com uma febre tifóide.
A vida se encarregou de pôr fim a essa injustiça. Esqueci a maior parte dos retratados nas gavetas, à medida que fui deixando de as abrir ou que se me fecharam as casas que habitavam em efígie. As actrizes e os actores, em truque bem digno da arte deles, elevaram-se desses rectângulos, em que figuravam em corpo inteiro, nas páginas da Marie Claire, para grandes planos que me ficarão a acompanhar por todo o sempre. Estáticos, nessa primeira visão, animaram-se, depois, nos muitos, muitos filmes que vi com eles. E, ao longo destes 50 anos, em que quase todos morreram e todos deixaram de ser altáveis em revistas, fui sabendo da vida deles e da morte deles, vi-os chorar e rir, dançar e cantar, fazer vergonhas e coisas sublimes. Vivi as paixões que uns pelos outros tiveram, vi-os beijarem-se e baterem-se, vi-os viver cem vezes e morrer outras tantas. E fizeram-me bem e mal, amar e odiar, chorar e rir. Por uns apaixonei-me eu, por outros não. Muitos forram hoje a casa em que cá vivo. Todos passaram a ser muito lá de casa. E foi só um princípio. Com eles trouxeram, como os demónios expulsos da parábola evangélica, não mais 30, mas mais 300, uns vindos ainda mais de trás, antepassados dessa galeria dos thirties, outros herdeiros deles, ramos da mesma árvore, filhos ou netos dos altos e baixos da Marie Claire.
[…]»

in Muito Lá de Casa; João Bénard da Costa.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Ainda a Feira do Livro de Lisboa 2009

Desceu o pano da Feira do Livro de Lisboa 2009. Para nós, a Feira é uma Festa e um momento muito especial de contacto directo com os leitores dos livros que, ano após ano, editamos com paixão, dedicação e profissionalismo. Gostamos muito deste contacto e, por isso, procuramos estar sempre presentes para conhecer e escutar os nossos leitores, criando mesmo amigos muito especiais ao longo das Feiras/Festas do Livro. Mas, apesar disto tudo, há sempre aspectos a melhorar. Solicitamos que nos faça chegar apreciações críticas e sugestões. Poderá fazê-lo através de comentários a este texto ou, se preferir, para o seguinte endereço electrónico: luis.guerra@assirio.com. Obrigado.

domingo, 17 de maio de 2009

Feira do Livro - Concerto de encerramento


Começou há momentos, junto aos pavilhões Assírio & Alvim, o concerto de encerramento da Feira do Livro de Lisboa 2009, por Rogério C. Pires, um músico, um amigo, presente nesta nossa iniciativa pelo segundo ano consecutivo.

sábado, 16 de maio de 2009

Livros do Dia 17 de Maio de 2009

O Processo Franz Kafka, Os Contos (1º volume) Franz Kafka, Mil Planaltos - Capitalismo e Esquizofrenia 2 Gilles Deleuze e Felix Guattari, Livro do Desassossego composto por Bernardo Soares,
ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa

Sessão de autógrafos, hoje ao princípio da noite

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Conta-me Histórias no «Barulho das Luzes»

Conta-me Histórias - Xutos & Pontapés
amanhã no «Barulho das Luzes», da Rádio Comercial.
Sábado, 16 de Maio entre as 10:00 e as 12:00 horas Diogo Beja convida Ana Cristina Ferrão a propósito da reedição, revista e aumentada, da biografia dos Xutos & Pontapés. Mais tarde pode ouvir a entrevista inteirinha no site da Rádio Comercial ou fazer download dos ficheiros
para o seu leitor de mp3 ou iPod.

Livros do Dia 16 de Maio de 2009

A Bíblia Contada Pelos Sabores receitas de Albano Lourenço, Tratado da Árvore Robert Dumas, A Noite da Iguana e Outras Histórias Tennessee Williams, Todos os Poemas (Pack 3 volumes) Ruy Belo

Xutos no Parque

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Livros do Dia 15 de Maio de 2009

Diário (1941-1943) Etty Hillesum, O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar Yukio Mishima, O Templo Dourado Yukio Mishima, Poemas José de Almada Negreiros

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Livros do Dia 14 de Maio de 2009

São Paulo Teixeira de Pascoaes, Poesias Completas Alexandre O'Neill, Cozinha Algarvia Alfredo Saramago, Cartas Fernando Pessoa

Livros do Dia 13 de Maio de 2009

Erzsébet Báthory - A Condessa Sanginária Valentine Penrose, Poesia Inglesa Fernando Pessoa, Enciclopédia Pré-Histórica - Dinossáurios Robert Sabuda & Matthew Reinhart, Rosa do Mundo - 2001 Poemas Para o Futuro, AAVV

terça-feira, 12 de maio de 2009

Livros do Dia 12 de Maio de 2009

Uma Vida Imaginária David Malouf, Photomaton & Vox Herberto Helder, Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal AAVV, Prosa Íntima e de Autoconhecimento Fernando Pessoa

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Miguel Branco — Trabalhos Recentes


Exposição patente ao público na Galeria da Assírio & Alvim. Rua Passos Manuel, 67-b, Lisboa, de segunda-feira a sábado, das 10hoo às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Livros do Dia 11 de Maio de 2009

Hoje, segunda-feira, das 12:30 às 21:30
Poesia
Luiza Neto Jorge
Os Cantores de Leitura
Maria Gabriela Llansol
A Árvore em Portugal
Francisco Caldeira Cabral / Gonçalo Ribeiro Telles
Poesia dos Outros Eus
Fernando Pessoa

sábado, 9 de maio de 2009

Livros do Dia 10 de Maio de 2009

O Mundo de Ontem
Stefan Zweig
A Confissão de Lúcio
Mário de Sá-Carneiro
Livro-Guia do Alentejo
Alfredo Saramago
Prosa Publicada em Vida
Fernando Pessoa

História de Lisboa

Feira do Livro - sugestão de leitura

História de Lisboa

[2 volumes]

A.H. de Oliveira Marques / Filipe Abranches

Livros do Dia 9 de Maio de 2009

Hoje, sábado, das 11:00 às 23:00
Memórias de Um Nómada
Paul Bowles
Manifestos e Conferências
José de Almada Negreiros
Poesia do Eu
Fernando Pessoa
Amadeo de Souza-Cardoso - Fotobiografia
[Catálogo Raisonné]

sexta-feira, 8 de maio de 2009

As Mãos na Água a Cabeça no Mar

feira do livro de lisboa 2009 - sugestões de leitura

Livros do Dia 8 de Maio de 2009

Hoje, sexta-feira, das 12:30 às 23:00
Diálogo de Vanguardas [Avant-Garde Dialogues]
Amadeo de Souza-Cardoso
Livro do Desassossego
composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa
Anos 70 - Poemas Dispersos
Alexandre O'Neill
Poemas de Mário Cesariny
ditos por Mário Cesariny

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Leitores «esfomeados» recusam-se a abandonar o Parque Eduardo VII


Hoje, já passava das 20:30, afluíam ainda aos pavilhões Assírio & Alvim leitores «esfomeados» que se recusavam a abandonar o parque. Aos últimos dois oferecemos, com muito gosto, uma sobremesa especial: um pin de Rimbaud e outro de Fiama.

Relembrete


É já às 18h00, na livraria da Assírio & Alvim na Rua Passos Manuel em Lisboa, o lançamento do livro «Miguel Branco», logo seguido da inauguração de «Trabalhos Recentes». O press release pode ser consultado aqui.

O Regresso do Fenómeno

Visite-nos na Feira do Livro de Lisboa e pergunte pelo Fenómeno